IMG 20240226 WA0032

A presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), Helena Dutra Lutgens, foi uma das convidadas, na tarde de ontem (26), de audiência na Câmara Municipal de Campinas que discutiu a extinção da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (Sucen) e seus impactos no combate à dengue.

O debate, convocado pela Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, presidida pelo vereador Gustavo Petta (PCdoB), contou também com a participação do médico Fábio Alves, professor do Departamento de Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Segundo o parlamentar, a APqC “vem cumprindo o papel fundamental de alertar a sociedade sobre a importância da Sucen e as consequências de sua extinção. O desmonte da pesquisa científica parece ser um projeto de governo em São Paulo, mas só agora a sociedade começa a sentir o impacto disso”, disse.

O fim da Sucen foi aprovado pela Assembleia Legislativa (Alesp) em outubro de 2020 e sancionado pelo então governador João Doria. A superintendência contava com 14 laboratórios, sendo dois na Capital Paulista e outros 11 em unidades regionais, que produziam conhecimento e ajudavam a identificar e controlar doenças endêmicas como a dengue.

Em sua fala, a presidente da APqC afirmou que o surto de dengue observado em todo o Estado de São Paulo “não está ocorrendo, necessariamente, porque a Sucen foi extinta”, mas destacou que “pesquisas e ações voltadas para evitar que surtos como este acontecessem, foram interrompidas – e isso acentua a gravidade da situação atual”, avaliou.

Helena Dutra citou ainda a situação de 900 servidores deslocados para diferentes repartições após a pulverização da estrutura da Sucen e de pesquisadores que foram lotados no Instituto Pasteur. “Por questões jurídicas, o instituto está impossibilitado de receber a estrutura regionalizada da Sucen. A precarização da pesquisa dificulta respostas rápidas, com embasamento científico, em processos de tomada de decisão relativos ao combate e prevenção de epidemias, como o surto de dengue que estamos vendo agora”, disse.

Ao final da audiência, o vereador Gustavo Petta anunciou que irá protocolar e apresentar em plenário uma moção de repúdio ao governo do Estado de São Paulo pela extinção da Sucen.

Assista a reunião na íntegra clicando no link do YouTube abaixo.

Bruno Ribeiro, para a APqC

Compartilhar: