chef

Com 250 mil toneladas de produção e R$ 3,5 bilhões de faturamento por ano, gerando 7,5 mil empregos diretos e 10 mil empregos indiretos, segundo os últimos dados divulgados pela Associação Nacional das Indústrias de Carne Seca (Anics), o charque, o jerked beef e a carne de sol são considerados produtos cárneos típicos do mercado brasileiro e, por isso, serão abordados em curso online inédito do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que será realizado em 7 e 8 de abril – inscreva-se.

Sob coordenação do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do Ital, com 16 horas de conteúdo, a capacitação abrange desde a importância econômica, detalhada pelo presidente da Anics, Rodrigo Vogel, até a presença desses produtos cárneos na gastronomia, abordada pelo chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó, considerado Homem do Ano pela GQ Magazine e Chef do Ano pela revista Prazeres da Mesa, além de ser o único cozinheiro listado entre os 100 brasileiros mais influentes da Revista Época. Seu restaurante, Mocotó, é reconhecido como Bib Gourmand pelo Guia Michelin e considerado o 33º melhor da América Latina pela revista britânica The Restaurant em 2020 e melhor do mundo na categoria Sem Reservas do World Restaurant Awards em 2019.

Também serão abordados os aspectos legais relacionados à inspeção sanitária e regulatórios referentes aos padrões de identidade e qualidade, abordados respectivamente por representantes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Agricultura de SP, e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Já a equipe técnica do Ital tratará sobre estabilidade físico-química e sensorial, aspectos microbiológicos de qualidade e segurança e análises físico-químicas dos produtos. Representantes de empresas abordarão processos de fabricação e embalagens, além de tendências e inovação.

“Trata-se de uma oportunidade de adquirir conhecimento técnico e científico, visando a evolução do mercado, em termos de qualidade e segurança para esses produtos, que tem um potencial de expansão nacional e internacional”, ressalta Manuel Pinto Neto, pesquisador do CTC e coordenador do curso junto com o pesquisador José Ricardo Gonçalves, que vê como grande diferencial a multidisciplinaridade dos profissionais que integram a programação. “Governo, empresas e entidades setoriais precisam estar alinhados para tornar o setor forte e seus produtos cada vez mais acessíveis, sem deixar de lado questões essenciais como qualidade, segurança e sustentabilidade.”

Outros eventos

Ao longo de 2021, estão previstas 44 atividades no calendário de eventos do Ital, sendo cinco do CTC. Além da capacitação de abril, a unidade especializada em carnes e produtos cárneos realizará o “Webinar Internacional sobre Extratos Vegetais como Ingredientes em Cura Natural em Produtos Cárneos”, em 26 de maio, e os cursos “Processamento de Produtos de Pescado a Base de Carne Mecanicamente Separada (CMS)”, em 25 e 26 de agosto, “Processos Tecnológicos II – Presunto Cozido, Cortes Temperados e Rosbife”, de 15 a 17 de setembro, e “Segurança e Estabilidade de Carnes e Produtos Cárneos”, em 1º e 2 de dezembro.

Fonte: Assessoria / ITAL

Compartilhar: