buta

O Instituto Butantan foi nomeado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como uma marca de alto renome, segundo a Revista da Propriedade Industrial nº 2759, de 21 de novembro de 2023. É o primeiro produtor de vacinas a integrar a lista, ao lado de farmacêuticas como Bayer, Eurofarma e Neo-Química.

São consideradas de alto renome as marcas que possuem elevadíssimo nível de reconhecimento pela população, com prestígio e autoridade incontestáveis, além de reputação perante o consumidor. O título reflete a tradição do Butantan como uma instituição que inspira confiança no desenvolvimento de produtos para a saúde, como soros e vacinas.

De acordo com o diretor do Escritório de Licenciamento e Inovação Tecnológica do Butantan, Cristiano Gonçalves, a motivação para o depósito da patente se deu pelo protagonismo desempenhado , assim como pela ampliação e consolidação da capacidade industrial do Instituto.

Nos últimos anos, o Butantan esteve na linha de frente no combate da pandemia de Covid-19 e realizou importantes melhorias na linha de desenvolvimento da vacina Influenza – que em 2021 recebeu a pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) –, além de construir um Centro de Produção Multipropósito de Vacinas (CPMV).

Com o reconhecimento do INPI, o Butantan passa a receber proteção especial de sua propriedade intelectual. Até então, a instituição tinha proteção sobre itens vinculados especificamente às suas atividades, como produtos farmacêuticos, serviços de fabricação de produtos, educação, pesquisa e saúde. Agora, terá proteção em todos os ramos de atividade, para além de sua área original de atuação.

Chancela da sociedade

O pedido de reconhecimento do Instituto Butantan como marca de alto renome junto ao INPI utilizou como base os resultados de uma pesquisa do Datafolha divulgada em janeiro de 2023, na qual 80% da população brasileira afirmou conhecer o Butantan e associou a instituição ao desenvolvimento de produtos e serviços ligados à saúde, como soros e vacinas. A aprovação final só veio depois de uma análise minuciosa realizada pela autarquia federal, que é autoridade no assunto.

Segundo Helena Dutra Lutgens, presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), a relevância do Instituto Butantan tem se destacado a cada ano, sobretudo a partir da pandemia, mas tal reconhecimento não tem sido o suficiente para que o governo estadual invista em recursos humanos, uma das demandas mais antigas dos servidores. “Em sua maioria, os pesquisadores científicos das instituições públicas, incluindo os do Butantan, estão sem concurso público há anos – o que tem causado sobrecarga de trabalho em algumas unidades, entre outros problemas, como a equiparação salarial que não sai do papel”, disse. Ela citou ainda a ameaça de privatização dos Institutos de Pesquisa como um dos fatores de preocupação da categoria.

APqC, om informações do Instituto Butantan

Compartilhar: