Feijao

O presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), João Paulo Feijão Teixeira, acompanhado do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e do pesquisador do Instituto Butantan, Enéas de Carvalho, reuniu-se ontem (01/06) com o novo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges. Na pauta, vários assuntos de interesse dos pesquisadores e dos institutos de pesquisa. Confira abaixo um resumo do que foi discutido:

EQUIPARAÇÃO: RESTAURAR A EFICÁCIA DA VIGENTE LEI COMPLEMENTAR N. 859 / 1999, a fim de equalizar os vencimentos salariais entre pesquisadores científicos.
O secretário foi convencido da importância de restabelecimento da equiparação salarial da carreira de pesquisador. Ouviu defesa enfática do Dr. Roberto Rodrigues para que ocorra o convencimento do governador. A APqC forneceu elementos documentais que amparam a equiparação. O secretário Itamar Borges comprometeu-se a atuar junto ao governador para que esse assunto seja considerado e fará uma ação conjunta envolvendo a direção do Instituto Butantan e o subsecretário do Meio Ambiente na ampliação dos esforços para para que se conquiste a equiparação. Ressaltou que reuniu-se com a APqC logo no primeiro dia de sua gestão em gesto de simpatia e compromisso com a pesquisa.

CONTRATAÇÃO DE PESQUISADORES E PESSOAL DE APOIO
A APTA terá em 2025 apenas 312 pesquisadores, 59% do que tinha em 2019, que eram 525. A APqC manifestou sua preocupação com esta situação. O secretário disse estar ciente da defasagem existente e solicitou para o secretário adjunto Francisco Maturro, o assessor Orlando Melo de Castro e o novo coordenador da APTA Sergio Tutui uma avaliação detalhada da necessidade de contratação.

INTEGRAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DE PESQUISA, DESENOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA APTA
O secretário solicitou o retorno (estava no Palácio) para a Secretaria de Agicultura e Abastecimento (SAA) da minuta de decreto de reestruturação para reavaliação e consideração de sugestões que as várias coordenadorias e associações apresentarão a ele. Especificamente à APqC, solicitou manifestação sobre a minuta, o que é importante e o que deve ser alterado.

INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS
Foram abordadas a cessão de prédio sede do IAC à Prefeitura de Campinas e as pesquisas interrompidas ou com risco pelo envelhecimento da equipe nas áreas de algodão, milho, citros, café, amendoim, cana, grãos, entre outras. Assim, foi designado novo diretor para o IAC, pesquisador Marcos Guimarães de Andrade Landell, que conjuntamente com o coordenador da APTA deverá se posicionar sobre o assunto levantado pela APqC.

INSTITUTO BIOLÓGICO
Foram discutidos os recursos do Fundo Especial de Despesas – com a retirada de superávit (Lei 17293/2020), resultando em risco de paralização de fábrica imunobiológicos (única no Brasil) para detecção de brucelose e tuberculose, afetando a exportação brasileira de proteína animal.O secretário lamentou os efeitos da lei aprovada, inclusive com o voto dele, e vê possibilidades de superar os efeitos danosos da legislação. Solicitou que o Chefe de Gabinete e o Coordenador da APTA detalhem as consequências do recolhimento de superavit em todos os Institutos e sugiram solução.

INSTITUTO DE PESCA
Discutiu-se o caso da unidade de São Paulo (transferência/reforma interrompida de instalações no Instituto Biológico para receber laboratórios) e o de Santos (importância/ laboratórios. Vários órgãos públicos buscam espaço no prédio). O secretário tomou conhecimento dos problemas apresentados e transferiu para o coordenador da APTA e o Chefe de Gabinete para em conjunto com a nova diretora do Instituto de Pesca, Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva apresentarem soluções. Adicionalmente à pauta que a APqC apresentou, houve a discussão sobre problemas relativos ao uso de logo pelas instituições, entrevistas de pesquisadores e divulgação de atividades dos Institutos. A nova coordenadora da área de comunicação, Carla Tuccilio, se propôs a rever toda a estratégia de comunicação da SAA e em especial com os Institutos. Quer que conjuntamente com a APqC se possa fazer a divulgação de feitos de pesquisa e de pesquisadores. O secretário referendou essa intenção.

O presidente da APqC, João Paulo Feijão Teixeira, em nome dos pesquisadores, agradeceu ao secretário a disponiblidade da reunião e se comprometeu a acompanhar o desenrolar dos encaminhamentos ao longo das próximas semanas.

Compartilhar: