enrique

A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) lamenta a morte do botânico colombiano Enrique Forero González, no último dia 5 de setembro. Ele era um dos cientistas mais importantes do mundo em sua área de atuação e durante a década de 1970 colaborou ativamente em pesquisas de levantamentos e estudos da flora com o Instituto de Botânica.

Fundador da Associação Botânica da América Latina, foi diretor de pesquisa no Jardim Botânico de Missouri e diretor do Instituto de Botânica Sistemática do Jardim Botânico de Nova Iorque. Como professor visitante ou adjunto lecionou em universidades na Colômbia, Brasil, Dinamarca e Estados Unidos.

Enrique Forero foi muito importante para a botânica brasileira. Em 1980 passou três meses como pesquisador visitante do Instituto de Botânica e continuou a colaborar com o Instituto nos anos seguintes. De 2005 a 2006, atuou no projeto “Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo”, com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Foi o responsável por estabelecer, no Instituto, a pesquisa em taxonomia vegetal. Até os dias atuais continuava colaborando com a instituição na qualidade de editor associado da Revista Hoehnea.

Para sempre será lembrado.

 

 

Compartilhar: