apqc1-1O Instituto Butantan, que recentemente completou 119 anos de existência, tem frequentado a mídia com grande ênfase por ser o principal produtor de soros e vacinas para o SUS – Sistema Único de Saúde – e tem se empenhado para transformar-se em grande indústria de produtos biofarmacêuticos relevantes com capacidade para atender ao mercado nacional e internacional.

Mas o Instituto Butantan é muito mais que uma grande indústria de biofármacos; é um centro de excelência em saúde, pesquisa e ciência. E assim, gerando conhecimentos e tecnologias, projetou-se ao longo dos anos como Instituto de Pesquisa e tem demonstrado sua importância ao lado de institutos congêneres, como o Instituto Adolfo Lutz na recente presença do coronavírus (Covid-19) em nosso país.

Exatamente por esse motivo, a APqC reuniu-se com pesquisadores que dirigem grandes áreas de pesquisa do Instituto Butantan para diagnóstico da situação atual da instituição quanto ao seu recurso humano que sabe-se encontrar defasado nos vários institutos públicos de pesquisa.

No Butantan não é diferente. Áreas de importância indiscutível para o desenvolvimento de pesquisa e suporte à ação de saúde pública, como no caso da pandemia de Covid-19, carecem de pesquisadores e há as que sofrerão descontinuidade proximamente pela aposentadoria de lideranças científicas.

A APqC acredita que o Governo do Estado de São Paulo não permitirá que essa ruptura na capacidade de pesquisa e geração de soluções para a sociedade brasileira de tão importante Instituto de Pesquisa venha a acontecer. Por isso, a Associação desenvolverá ações junto ao Governo Estadual e apoiará esforços do Butantan no sentido de que concurso público seja autorizado para afastar as ameaças hoje presentes.

Compartilhar: