whatsapp image 2020 08 21 at 14.56.47 e1598033424819

A diretoria da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) se reuniu na última quarta-feira (19) com o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Dr. Gustavo Junqueira, para tratar de assuntos relacionados ao processo de reestruturação da Secretaria e seus impactos na vida e no trabalho dos pesquisadores. A reunião ocorreu de forma virtual e presencial simultaneamente.

O secretário forneceu informações sobre a reestruturação partindo da integração de ações e de competências cujo objetivo seria a racionalização administrativa da pasta. Sobre a área da pesquisa, disse que se pretende criar um fundo destinado a apoiar os esforços de pesquisa a partir dos recursos advindos da venda, concessão ou arrendamento de áreas que não estão sendo utilizadas para atividades de pesquisa científica.

O presidente da APqC, Dr. João Paulo Feijão Teixeira, comentou que a Associação concorda com a necessidade de modernização administrativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), mas ressaltou que muitos servidores têm se queixado da falta de comunicação por parte do governo. “Os pesquisadores não se sentem informados sobre os rumos da reestruturação, o que gera incertezas e especulações.”, disse.

O presidente enfatizou o caso dos pesquisadores que atuam em unidades descentralizadas do Departamento de Descentralização do Desenvolvimento (DDD). “Embora seja um contingente de 125 pesquisadores, numericamente representativos e de competência inquestionável, eles se sentem órfãos nesse processo de mudanças da Secretaria.”, afirmou.

O coordenador da APTA, Dr. Antônio Batista, reforçou que “a palavra-chave na reestruturação é a integração” e o diretor do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Dr. Marcos Antônio Machado, destacou a importância da reformulação dos programas que foram organizados na APTA através de três grandes áreas de pesquisa e 13 subáreas que agruparão todos os projetos a serem desenvolvidos, destacando que esse processo é “dinâmico e com revisões periódicas.”

O secretário se comprometeu a dar sequência às orientações do vice-presidente da APqC, Marcos Perdoná, que solicitou ao gestor que leve ao governador João Doria sugestões de atos que fortaleçam a carreira de pesquisador científico e os institutos públicos de pesquisa, cuja importância ficou destacada nesse momento de pandemia.
O presidente da APqC destacou ainda que a Associação poderá auxiliar a SAA na interlocução com os pesquisadores quanto à reestruturação, mas que para isso há necessidade de que “ocorra discussão de pontos com as quais não concorda ou tem dúvidas.”

O secretário concordou com esse posicionamento e determinou aos dirigentes da SAA envolvidos no processo de reestruturação que passem a ouvir e a discutir com a APqC aspectos divergentes do projeto. Destacou também a importância do apoio da Associação na interlocução com os pesquisadores científicos buscando o entendimento e a validação das mudanças pretendidas.

A APqC continuará em contato com a SAA de modo a manter aberto este canal de diálogo com o Governo do Estado de São Paulo e assegurar que os interesses dos pesquisadores e dos institutos de pesquisa sejam levados em conta no processo de reestruturação administrativa.

Compartilhar: