logo APqC vert. color 1

A Agência Paulista de Tecnologia (APTA SP) deu mais um passo para abertura de seu novo concurso público. Nesta sexta-feira, 3, foram designados os servidores que irão acompanhar e fiscalizar o contrato com a Fundação Vunesp como banca organizadora da seleção.

Os fiscais deverão, por exemplo, assegurar a perfeita execução do contrato, verificando permanentemente a qualidade dos serviços e se são cumpridas as obrigações da contratada.

A Fundação Vunesp, por sua vez, deverá receber as inscrições do concurso em seu site. Além de viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas

Com a contratação da banca e designação dos fiscais, o concurso APTA SP pode ser aberto a qualquer momento. A oferta será de 37 vagas para pesquisador científico I, conforme autorização concedida pelo então governador Rodrigo Garcia, em novembro de 2022.

As oportunidades serão distribuídas entre diferentes institutos da APTA. Confira:

  • Instituto Agronômico (IAC): 9 vagas;
  • Instituto Biológico (IB): 6 vagas;
  • Instituto de Pesca (IP): 6 vagas;
  • Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL): 5 vagas;
  • Instituto de Zootecnia (IZ): 5 vagas;
  • Instituto de Economia Agrícola: 4 vagas;
  • APTA Regional: 2 vagas.

Para se inscrever a pesquisar científico I é necessário ter nível superior completo em áreas como Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Biomedicina, Biologia, Química, Farmácia, Estatística ou Economia.

A lista completa de áreas que serão contempladas no próximo edital ainda não foi divulgada pelo governo de São Paulo. O salário inicial da carreira é de R$4.751,93, conforme dados do Portal da Recursos Humanos do Estado.

Veja como foi o último concurso APTA SP

último edital do concurso APTA SP foi divulgado em 2017, no entanto, acabou revogado meses depois. As taxas de inscrição, inclusive, foram devolvidas.

Na época, as chances também foram para pesquisador científico I. Os candidatos seriam avaliados por prova escrita dissertativa, prova oral e prova de títulos.

Na avaliação escrita, seriam cobrados Conhecimentos Básicos no campo da Agricultura, Zootecnia e Alimentos. Assim como Conhecimentos Específicos de acordo com a Área de Especialização escolhida no momento da inscrição.

Em julho de 2018, o governo do Estado concedeu um novo aval para que o concurso com 33 vagas para pesquisador acontecesse. Uma comissão chegou a ser formada, mas os preparativos não avançaram.

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tem a atribuição de coordenar e gerenciar as atividades de ciência e tecnologia voltadas para o agronegócio.

As unidades de pesquisa da APTA atendem à demanda tecnológica das diversas cadeias de produção do agronegócio, utilizando seu potencial de geração e transferência de conhecimento em uma visão de desenvolvimento sustentado, com foco na inovação com responsabilidade social e ambiental. Para isso, está respaldada pela capacitação profissional de seus pesquisadores e técnicos.

Por meio de suas atividades de pesquisa e produção de bens e serviços, a APTA contribui para o desenvolvimento regional, inovação científica e tecnológica e fortalecimento da economia baseada no agronegócio.

Fonte: Folha Dirigida
Compartilhar: