roberto rodrigues

Foi lançada na última segunda-feira (5), no salão de eventos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a biografia “Roberto Rodrigues, o Semeador — Quem Planta Colhe!” (Editora Disruptalks), do jornalista e escritor Ricardo Viveiros. Biógrafo e biografado participaram da sessão de autógrafos.

O livro conta a história de vida do professor emérito na Fundação Getúlio Vargas e ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, hoje com 81 anos. “Seus feitos são muitos. Tantos que cabe a pergunta: por que ele fez tanto? E a resposta também está nesta biografia, que tive a feliz oportunidade de escrever contra a sua vontade, porque é uma alma modesta”, comentou o autor.

Em suas 400 páginas, a obra esmiúça o envolvimento de Roberto Rodrigues com o agro paulista e narra desde a inovação promovida por ele na produção agrícola da Fazenda Santa Izabel, de propriedade de sua família, até o convite recebido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para integrar o seu primeiro governo, em 2003. Passagens mais recentes não ficaram de fora, incluindo sua relação com a nova geração de produtores rurais e de pesquisadores do setor.

A presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), Helena Dutra Lutgens, enalteceu o lançamento da biografia e lembrou que Rodrigues “sempre foi um aliado e parceiro dos pesquisadores” e que “apoiou a APqC em vários momentos, principalmente intermediando diálogos com o governo de São Paulo e chamando a atenção para a defasagem salarial da nossa categoria”, disse.

Em recentre entrevista ao programa Canal Livre, da Band TV, Roberto Rodrigues criticou a “falta de respeito e de atenção” do Estado para com os institutos de pesquisa e os pesquisadores científicos. “Os cientistas, que eram a base do agro brasileiro há 50 anos, hoje estão trabalhando com salários defasados. É um erro permitir que essa situação perdure por tantos anos”, disse.

Quem é Roberto Rodrigues

Formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), o engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues diz que “praticamente nasceu” no Instituto Agronômico (IAC), situado em Cordeirópolis, e sempre destacou a importância do instituto para o agro brasileiro. Além de coordenar o Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas, atua como professor do Departamento de Economia Rural da UNESP-Jaboticabal.

Entre 2003 e 2006 foi Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no primeiro governo Lula. Nesse mesmo período foi presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e da Sociedade Rural Brasileira (SRB). Adiante, ocupou o cargo de Secretário de Agricultura e de Abastecimento do Estado de São Paulo e integrou vários conselhos, dentre eles o Conselho Nacional do Agronegócio (CONSAGRO), Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA) e o Conselho Nacional de Comércio Exterior (CONCEX).

Em 2012, foi nomeado “Embaixador do Cooperativismo” pela ONU e vencedor do prêmio Rochdale, na Inglaterra, pela Aliança Cooperartiva Internacional (ACI). Como agricultor recebeu vários prêmios nas áreas ambiental, social, de conservação do solo e de produtividade, como a Ordem do Mérito Agrícola, concedida pelo governo da França.  Atualmente é embaixador da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Bruno Ribeiro, para o portal da APqC

Compartilhar: