dia de campo

Nos últimos dias 05, 06 e 14 de junho foram realizadas algumas ações de aprendizagem no Núcleo Regional de Pesquisa em Salmonicultura Dr. Ascânio de Faria, do Instituto de Pesca (IP-APTA), localizado em Campos do Jordão.

Nos dias 05 e 06 foi realizado o Curso Teórico e Prático de Criação de Trutas e Manejo Reprodutivo, estruturado por metodologia teórico-prática, que apresentou uma programação bem alinhada ao seu objetivo de contribuir para o ensino das principais técnicas empregadas na criação da truta arco-íris, com abordagem dos aspectos hidrológicos, profiláticos e reprodutivos, de extrema importância para a área.

Por dois dias os participantes tiveram aulas teóricas e práticas, ministradas pela coordenadora do curso e pesquisadora-diretora do Núcleo, Neuza Takahashi; o pesquisador Arno Butzge; e a pesquisadora aposentada do IP, Yara Tabata. Também colaboraram os funcionários Rosana Lopes, Luiz Roberto da Silva e Antonio Donizete da Silva no monitoramento e na apresentação da estrutura física e condução das aulas práticas.

O público foi composto por docentes e estudantes do curso de graduação em Engenharia de Aquacultura, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenado pela docente Daniela Chemim; que declarou serem as aulas práticas “muito importantes na formação dos alunos, pois eles podem vivenciar o que é visto em sala de aula, não ficando apenas na teoria. A questão de ter esse curso/aula prática com truta é porque não podemos manter esse tipo de peixe no laboratório da UFMG, pois não temos as condições climáticas para essa espécie que necessita de água bastante fria. Os alunos retornam encantados com a vivência que tiveram no Instituto de pesca”.

Para Natan Pio, da UFMG, “a experiência do curso de Truticultura no Instituto de Pesca foi inigualável, pois além de todo o conhecimento adquirido na parte de genética e reprodução, fomos recebidos de braços abertos pela equipe do Instituto. Além de todo conteúdo teórico apresentado, tivemos a oportunidade de realizar práticas que somaram para nosso conhecimento, o que instigou vários colegas e inclusive eu a atuar na área”, diz.

Também participaram os estudantes do Programa de Pós-graduação em Aquicultura e Pesca, do Instituto de Pesca, coordenado pelo pesquisador do IP, Vander Bruno.

Para o mestrando Paulo Roberto, “participar do programa de pós-graduação do Instituto de Pesca do Estado de São Paulo, com foco na criação de trutas e manejo reprodutivo, é uma experiência enriquecedora. O curso de Truticultura proporcionou conhecimentos atualizados, a presença de cientistas exemplares e um suporte técnico competente. Estou entusiasmado em aplicar e compartilhar esse valioso aprendizado em minha jornada acadêmica e profissional”, diz.

Dia de campo

No dia 14 foi realizado um dia de campo, com cerca de trinta participantes, entre alunos e professores do curso de Medicina Veterinária, da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), coordenado pelo professor Allan Troni.

A ação contou com apresentação teórica; visita técnica por todo o Núcleo, que possui instalações com infraestrutura de ponta para a pesquisa, produção e reprodução das espécies lá estudadas e cultivadas; e prática de manejo reprodutivo, momento “mão na massa” o qual é sempre satisfatório e surpreendente a todos que participam.

Cursos em Truticultura – e nos demais nichos da aquicultura – proporcionam o devido preparo para futuros profissionais, assim como a atualização dos principais conhecimentos na área para quem já atua no setor.

Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Serviço

Para visitar as unidades do Instituto de Pesca, entre em contato por: [email protected]

Fonte: Instituto de Pesca

Compartilhar: