A pesquisadora científica do Instituto Geológico (IG) Dra. Celia Regina de Gouveia Souza participou do “6º Workshop em Engenharia de Biossistemas – Web 6.0” da Universidade Federal Fluminense. No último dia 4 de novembro ela apresentou a palestra intitulada: “Riscos Costeiros e os Efeitos das Mudanças Climáticas” e nos dias 4 e 5 ministrou um Minicurso intitulado: “Erosão Costeira: Causas, Consequências, Indicadores e o que Fazer”.

Durante o Minicurso foram conceituados e exemplificados: sistema praial e erosão costeira; as causas da erosão costeira; as consequências da erosão costeira nos ambientes antropizados e naturais da orla oceânica; como monitorar a erosão costeira por meio de indicadores; elaboração de mapa de risco; e medidas de mitigação, controle e adaptação levando em consideração o modelo AbE (Adaptação baseada em Ecossistemas).

Sobre o evento: O Workshop de Engenharia de Biossistemas é direcionado a todos os interessados na área das Ciências Ambientais e suas tecnologias, formado pela comunidade acadêmica, empresas e membros da sociedade em geral que tenham afinidades com os temas e projetos de pesquisa ligados à Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e demais unidades de ensino colaboradoras em projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biossistemas (PGEB). O evento tem também como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisa do PGEB – UFF.

Este ano o WEB 6.0 tem como tema “Meio Ambiente e Agropecuária: Governança, Pesquisa e Prática”. Queremos dedicar os dias do evento para as discussões relacionadas ao gerenciamento ambiental e às linhas de pesquisa que envolvem os sistemas agropecuários, manejo de resíduos, informática aplicada a análises em engenharia de biossistemas, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, irrigação e conservação do solo e água.

Assista o vídeo com a palestra da Dra. Celia Regina de Gouveia Souza.

https://www.youtube.com/watch?v=Fdskh0ybs0g&feature=youtu.be
Compartilhar: