foto001.jpeg

 

Em importante artigo publicado recentemente na Revista Agronegócios, o engenheiro agrônomo e pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Afonso Peche Filho, afirma que, apesar de toda exaltação à produtividade, não é ela que efetivamente resolve o problema do agricultor brasileiro. Para ele, a garantia de renda está baseada na construção de ambientes produtivos onde o foco é o equilíbrio ambiental. “De nada adianta altas produtividades se a lavoura não gerar renda e se o manejo resulta em declínio agroambiental”, diz.
Na visão do agrônomo, o agricultor mais evoluído é aquele que consegue interpretar “as ansiedades ecossistêmicas das áreas produtivas” e faz uma crítica aos profissionais meramente técnicos, cujas ideias reducionistas “insistem em dizer ou acreditar que a tecnologia vai resolver a perenidade produtiva das terras agrícolas”. Conforme Peche Filho, a substituição da paisagem natural por uma paisagem agropecuária significa a alteração radical, ou a completa susbstituição, do ecossistema – e com isso o desequilíbrio de espécies, o advento de pragas e outros fatores que afetam a condição ecossistêmica do lugar e trarão prejuízos futuros.
Ele cita também o propblema dos “vazios” resultantes do mal manejo de distribuição, que acarretam no “solo exposto”. Segundo o pesquisador, nestes pontos vazios a temperatura se eleva comprometendo o desempenho fisiológico da plantação. “De nada adianta tecnologia se a planta está sofrendo um estresse térmico constante. Sucessivas safras com manejo de cobertura deficientes compromete o equilíbrio agroambiental e dá início a perda de renda mesmo com uma produtividade alta”. No artigo, essencial para agrônomos, produtores agrícolas, ambientalistas e demais interessados no tema, Peche Filho indica caminhos a serem seguidos para adequar produtividade, renda e respeito ao meio ambiente.
Leia o artigo na íntegra: https://revistadeagronegocios.com.br/afonso-peche-filho-produtividade-rentabilidade-e-equilibrio-agroambiental/?fbclid=IwAR0bqX0FU2ROq43EPQiYxL9MWFIquy60Kh87zVqlB28diu7JQwBCs4mGNwI

Compartilhar: