tucunare

Desde de que o projeto de lei para proibir a pesca dos tucunarés azul (Cichla ocellaris) e amarelo (Cichla monoculus) no estado de São Paulo começou a ser discutido, biólogos, analistas ambientais e pescadores têm se unido e movimentado a internet para tentar impedir que a medida aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado seja sancionada pelo Governador.

Afinal, por que esse assunto tem gerado tanta polêmica?

Pesquisadores afirmam que a medida coloca em risco os peixes nativos que atualmente já são ameaçados de extinção em alguns locais do Estado, uma vez que os tucunarés (exóticos em São Paulo) disputam recursos naturais com peixes típicos da região.

Como os tucunarés chegaram no estado?

Todas as espécies de tucunarés (incluindo a amarela e azul) são nativas da bacia amazônica, Araguaia-Tocantins. Ou seja, foram introduzidas nos rios de São Paulo e, a que tudo indica, de forma intencional: para o pesquisador Jean Vitule, do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná, os peixes foram introduzidos nesses locais principalmente com objetivos econômicos e sociais, para uso em sistemas produtivos, de cativeiro, para fins ornamentais e recreativos, como a pesca esportiva.

A pesca comercial do tucunaré é fonte de renda para muitas famílias nestas regiões e ajuda a “controlar” essas espécies introduzidas. A falta dessa prática pode comprometer ainda mais o ecossistema. “Essa introdução causa um grande prejuízo do ponto de vista ambiental e a proibição da pesca gera impacto econômico e social ainda mais negativo. Atualmente, várias pessoas geram renda pescando espécies invasoras no estado, como os tucunarés. Proibir a prática impacta diretamente essas famílias que dependem desse trabalho”, explica o pesquisador.

Compartilhar: