zoo1

“Como produzir Leite com Qualidade: do produtor ao laticínio” foi tema do curso realizado no Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), no último sábado, 26. O evento, que teve como público-alvo alunos do curso de Nutrição do Centro Paula Souza de Piracicaba, discutiu assuntos ligados à pesquisa científica relacionada a produção leiteira e qualidade do produto e seus reflexos ao produtor, laticínio e consumidores.

O pesquisador Luiz Carlos Roma Junior, Diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Bovinos Leiteiros do IZ, fez abertura do evento dando boas-vindas aos participantes, apresentando o Instituto e comentando sobre o impacto das pesquisas do IZ na produção de leite com qualidade.

Weber Vilas Bôas Soares, também pesquisador do IZ, explicou todo processo de produção do leite, mostrando a estrutura da fazenda e abordando o manejo das vacas no rebanho e no processo da ordenha, incluindo sanidade, biosseguridade, bem-estar animal e alimentação. Aproveitou para destacar algumas pesquisas do CPD Bovinos Leiteiros, envolvendo os alunos no universo das pesquisas. Interessados, os estudantes fizeram vários questionamentos para aprofundar ainda mais os conhecimentos. “Foi uma experiência nova, entendemos como é produzido o leite e os diferentes tipos de leite presentes no mercado, e vou poder explicar isso para outras pessoas, confirma Lala, aluna do curso de Nutrição.

Os professores presentes também ficaram satisfeitos com o evento. Segundo a Profa. Stefany Pedroneti, o curso no IZ agregou conhecimento e experiência na vida profissional dos alunos: “eles viram na prática como o alimento pode ser produzido com qualidade”, comenta. “Foi uma complementação do que eles aprendem em sala de aula”, salienta Janaína Ferreira, coordenadora do curso.

Marcelo Tavares, sócio do Laticínio RAJ (parceiro em projeto de pesquisa sobre qualidade do leite, através da Fundag e desenvolvido pelo Centro de Pesquisa), de Piracicaba, explicou quais produtos o leite pode originar para o mercado consumidor, momento no qual os participantes puderam degustar deliciosos produtos do Laticínio, como coalhada, manteiga e queijo. “A ideia é aproximar o consumidor ao processo de produção de leite. Hoje estamos conscientizando os futuros divulgadores deste alimento, o que pode agregar valor ao produto”, afirma Tavares.

O pesquisador Roma também enfatiza a importância de conscientização destes estudantes. “Mostramos para os alunos de Nutrição como o leite é produzido e como garantir a qualidade do produto, e poderão transferir este conhecimento para a sociedade”, conclui.

Com informações do Instituto de Zootecnia

Compartilhar: