São Paulo, 31 de agosto de 2023

 

 

CARTA ABERTA

Ao Exmo. Dr.  ELEUSES PAIVA, SECRETÁRIO DA SAÚDE

C/C:  Exmo. Sr. TARCISIO DE FREITAS, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Nós, Pesquisadores Científicos, Assistentes de Pesquisa Científica e Tecnológica (C&T) e funcionários de Apoio à Pesquisa C&T, servidores do Governo do Estado de São Paulo e trabalhadores do Instituto Butantan, renomado centro produtor de imunobiológicos, pesquisa científica, difusão do conhecimento histórico-científico e de formação de recursos humanos, gostaríamos de expor nossa extrema indignação mediante o reajuste salarial de 6% que foi sancionado pelo Senhor Governador.

De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-FIPE), a taxa inflacionária na última década (novembro/2013 a julho/2023) foi de 75,80%, sendo que, no mesmo período, nos foram concedidos pequenos reajustes [3,5% (pelo então Governador Márcio França) em 2018; 10% (pelo então governador João Dória) em 2022 e 6% (pelo atual Governador)], representando uma perda de aproximadamente 45,67% no nosso poder aquisitivo entre novembro/2013 e junho/2023.

É importante enfatizar que as vacinas do Butantan são de grande valor para a saúde pública, pois são destinadas ao Programa Nacional de Imunização, contribuindo para a proteção da população, sobretudo, contra a gripe, mantendo posição de alerta frente a possíveis novas pandemias de vírus influenza. Os imunobiológicos produzidos na instituição atendem a uma enorme parcela da população brasileira e geram receitas ao Estado de São Paulo.

O Instituto Butantan produz também os soros adotados no tratamento da maior parte dos acidentados por animais peçonhentos. Isso é devido ao fato de muitos pesquisadores se dedicarem ao estudo do animal, seu comportamento, venenos e envenenamento, conhecimentos fundamentais para a eficiência e eficácia desses soros.

Ressaltamos ainda o trabalho de difusão científica realizado no Parque da Ciência por meio de seus Museus (Biológico, Microbiológico, Histórico e da Vacina), que têm desempenhado importante papel educativo e turístico, em especial, aos alunos do ensino Fundamental e Médio, em sua maioria oriundos da rede pública de ensino.

Lembramos que durante a época emergencial da pandemia de Covid-19, o Instituto Butantan realizou ações determinantes e rápidas voltadas ao diagnóstico, monitoramento das variantes virais e contenção da doença propriamente dita. Para tanto, viabilizou a distribuição da vacina CoronaVac, a primeira do Brasil, que salvou milhares de  vidas; colaborou no desenvolvimento de um teste rápido para a detecção de SARS-CoV-2 e desenvolveu um soro anti-SARS-CoV-2, o qual se encontra em fase de estudos clínicos.

Elevando ainda mais o nome Institucional, nós, profissionais da Ciência do Instituto Butantan, temos formação altamente especializada, somos Mestres, Doutores e Pós-Doutores em instituições de renome no Brasil e no exterior. Desenvolvemos pesquisas científicas da mais alta qualidade e somos internacionalmente respeitados pela relevância da Ciência aqui produzida.

Desempenhamos nossas atribuições com extrema dedicação e atuamos também na Docência, orientando Mestres e Doutores e supervisionando Pós-Doutores. Contribuímos cientificamente nos Programas de Estágio Obrigatório, Iniciação Científica, Especialização, e dos Cursos de Extensão e Divulgação Científica. Temos, assim, importante papel na formação de novos cientistas e de profissionais em diversas áreas da saúde.

No entanto, devido à evasão de pessoas (pela busca de melhores salários ou por aposentadorias) decorrente das péssimas condições atuais, a continuidade dos estudos científicos e de muitas linhas de pesquisa do Instituto estão seriamente comprometidos, pois o número de cientistas tem caído drasticamente.

Um Estado sem investimento no seu patrimônio científico, representado pelos Institutos de Pesquisa, seus Pesquisadores e funcionários das Carreiras de Apoio, não será capaz de garantir o bem-estar e saúde da sua população e não se manterá à frente do seu tempo por muito tempo. Lembramos que os Institutos de Pesquisa, desde a sua implantação, no início do século passado, vêm desempenhando um importante papel na captação de recursos e na grandeza do Estado de São Paulo.

Diante do exposto, solicitamos, cordialmente, que o governo do Estado de São Paulo reveja, em caráter de urgência, esse insensível reajuste salarial de 6% e considere a relevância do nosso trabalho mediante a todas as perdas sofridas nos últimos dez anos.

 

Assinado,

Pesquisadores Científicos

Assistentes de Pesquisa C&T

Funcionários das Classes de Apoio à Pesquisa C&T

Compartilhar: