São Paulo, 30 de março de 2023 – A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) lamenta o ocorrido no último domingo (26) e pede célere investigação do incêndio – ao que tudo indica criminoso – que destruiu a estrutura e o acervo do Museu da Capelinha, localizado no Parque Estadual do Rio Turvo, em Cajati, no Vale do Ribeira.

Considerado patrimônio cultural do povo paulista, o local abrigava a gruta que serviu de esconderijo para o capitão Carlos Lamarca e seu grupo de 16 guerrilheiros da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), em 1969, quando eram perseguidos pela ditadura militar.

Entre os itens que foram perdidos estavam fotos e documentos que contavam da passagem do comandante guerrilheiro pela região, além de painéis, objetos pessoais, livros e móveis. As chamas consumiram também a área de exposição e destruíram obras de arte. No entorno do local existia ainda um importante sítio arqueológico, onde foi encontrado, em 1999, um fóssil de esqueleto com cerca de 10 mil anos, considerado o mais antigo registro de ocupação humana no Estado de São Paulo.

Ontem (29), o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), disse que a ação criminosa pode não ser um fato isolado, já que a região é palco de conflitos fundiários. Segundo o conselheiro Roberto Resende, o parque tem relação muito próxima com quilombolas e comunidades caboclas tradicionais.

A APqC chama a atenção para a necessidade de se intensificar a fiscalização e vigilância nos parques estaduais sob a responsabilidade da Fundação Florestal. Na semana passada, por exemplo, por meio de denúncia anônima, descobriu-se a existência de um garimpo ilegal dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba. O fato, gravíssimo, confirma o que a Associação tem dito de forma reiterada: que a extinção do Instituto Florestal traria prejuízos à gestão dos parques e que as Unidades de Conservação de proteção Integral e de Uso Sustentável precisam estar ligadas à Administração Direta.

Esperamos que tais fatos não se repitam.

Diretoria da APqC

 

Compartilhar: