drone

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) desenvolveu uma pesquisa com o objetivo de fazer um mapeamento inédito e identificar pontos de erosão de solo em áreas cobertas por plantação. O estudo, que nunca foi realizado no Brasil, utiliza drones para medir o risco da enxurrada e evitar prejuízos nas áreas rurais e urbanas.

A tecnologia possibilita o processamento de imagens em software específico, gera mapas de relevo da área e de uso da terra, além de qualificar a região mais propícia para cada atividade, por exemplo, construção de reservatório de água ou instalação de lavoura.

Na primeira fase, o estudo foi realizado em áreas sem plantação. A pesquisa tem o apoio da Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, além de uma faculdade de Rio Preto. A previsão do instituto é que até o final de 2021 todas as informações já estejam disponíveis para produtores agrícolas e municípios.

Além de fazer o monitoramento da área, o drone também tem um equipamento para identificar a temperatura das plantas e permite que o produtor saiba o momento exato da irrigação.

Em menos de um ano, nove locais em uma usina de açúcar de Catanduva (SP) já foram mapeados. O próximo monitoramento agora será em plantações cítricas de Ribeirão Preto e em uma bacia hidrográfica de Limeira (SP).

Fonte: G1

Para ver a reportagem no site da EPTV clique no link: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/01/16/pesquisa-do-iac-mapeia-pontos-de-erosao-de-solo-com-drones-para-evitar-perdas-agricolas.ghtml

Compartilhar: