Foi Publicado no Diário Oficial de 18 de julho de 2023 o Edital CPRTI/CECP/01/2023 para realização do concurso para 37 vagas de Pesquisador Científico nível I, instituído pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

A notícia é positiva; entretanto, a APqC vê com muita preocupação a realização deste concurso. O último concurso para Pesquisador Científico na agricultura foi realizado em 2003 e, durante todo esse período, a APqC vem solicitando reiteradamente a realização de concursos públicos para a recomposição do quadro. Hoje temos 467 cargos de Pesquisador Cientifico preenchidos e 729 cargos vagos nos Institutos ligados à APTA. Destes 467 cargos preenchidos, mais de 30% podem se aposentar nos próximos 5 anos e as 37 vagas anunciadas não correspondem nem a 5% dos cargos vagos.

O número de 37 vagas está muito aquém do necessário e é menor do que foi solicitado pelos dirigentes dos Institutos. Além disso, devido ao alto grau de formação e especialização, que são pré-requisitos para o preenchimento destas vagas, o salário oferecido é outro fator que gera grande preocupação. O Estado de São Paulo é o que pior remunera seus cientistas quando se compara os vencimentos de Pesquisadores de outras Instituições Científicas Federais ou Estaduais, que ocupam cargos compatíveis e com a mesma formação.

A APqC teme pelo futuro dos Institutos, pela manutenção da carreira, pela continuidade da produção de conhecimento e de novas tecnologias que vem sendo realizados, comprometendo a qualidade dos bens e serviços que os Institutos produzem em benefício da sociedade desde a fundação até os nossos dias. Necessitamos com urgência da recomposição dos quadros e de solução para a grande defasagem salarial existente para os servidores do quadro dos Institutos. Acima de tudo, necessitamos de uma política afirmativa para Ciência e Tecnologia no Estado de São Paulo.

Patrícia Bianca Clissa é presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo – APqC

Compartilhar: