25ac45b3 ea49 4c2c b83a 002d3335dbbd

Em sua primeira edição, o Prêmio Apta “Semeador do Futuro”, voltado para o reconhecimento do Apoio Técnico à Pesquisa Científica, foi conferido a Adriano Marcelino de Alencar, biólogo e técnico de apoio do Instituto Biológico (IB-Apta).

Segundo nota do IB, Alencar é reconhecido pelos colegas como “um de nossos melhores técnicos em atividade no Centro de P&D de Sanidade Vegetal” e se destaca “pela presteza nos serviços, disponibilidade e proatividade”.

Sua atuação principal é no Laboratório de Fitossanidade, onde exerce seu conhecimento em entomologia e zoologia, por ser especialista em Entomologia Urbana, formado pela UNESP, e em Arborização, pela UNIFESP.

Alencar atua em São Paulo e atende a vários centros de pesquisa e desenvolvimento (Área Ambiental, Animal e Diretoria Geral), colaborando em viagens de coletas, elaboração de laudos técnicos e com a exposição permanente Planeta Inseto.

Ainda segunda a instituição, as atividades do servidor “vão além das institucionais, pois nas horas livres atua também como professor voluntário em cursos preparatórios pré-vestibulares para alunos carentes, sendo até mesmo cozinheiro no preparo de alimentos para os alunos”.

A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) parabeniza o servidor e ressalta a importância dos técnicos de apoio para o bom desempenho do trabalho realizado pelos pesquisadores. Hoje, a realidade da maioria dos institutos de pesquisa paulistas é o déficit destes profissionais – o que tem resultado em perdas significativas para a pesquisa pública no Estado. “A contratação de mais técnicos de apoio, bem como a de pesquisadores via concurso público, é uma das grandes lutas da Associação”, diz a presidente da APqC, Helena Dutra Lutgens.

 

 

Compartilhar: