WhatsApp Image 2023 08 04 at 07.26.28

Em apoio a uma reivindicação de pesquisadores, a deputada estadual Valéria Bolsonaro (PL) reuniu-se em audiência com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo no último dia 2 de agosto. A APqC acompanhou a reunião representada pela vice-presidente Addolorata Colariccio, a tesoureira Ana Victória Vieira Martins Monteiro, a advogada Dra. Helena Goldman e o assessor político Victor Nery.

Durante o encontro, a parlamentar levou ao Executivo a preocupação da categoria quanto a defasagem salarial dos pesquisadores e a necessidade de ampliar o número de servidores, por meio de concurso público, para que as vagas em aberto sejam preenchidas.

A APqC reforçou que a questão dos salários não apenas impacta diretamente a qualidade de vida dos profissionais de pesquisa, mas também desempenha um papel fundamental na retenção de talentos e na atração de novos especialistas, impulsionando a inovação e o desenvolvimento científico no Estado de São Paulo. Além disso, conforme a Associação, trata-se de “um grande investimento”, visto que a cada R$ 1 investido em pesquisa, cerca de R$ 16 retornam para a sociedade em forma de serviços, produtos inovadores, tecnologia, medicamentos, vacinas, alimentos e qualidade de vida em geral.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, reconheceu que o Estado não tem dado atenção à altura dos Institutos de Pesquisa e disse que os pesquisadores estão “totalmente certos” em suas reivindicações. Saídas objetivas para as questões levantadas na reunião não foram apontadas.

No próximo dia 10 de agosto, a deputada Valéria Bolsonaro voltará a falar com o Executivo, dessa vez em encontro com Arthur Lima, secretário-chefe da Casa Civil. A expectativa da APqC é que o Governo do Estado de São Paulo passe a dar maior atenção às pautas dos pesquisadores na medida em que a categoria aumente a sua capacidade de mobilização e parlamentares realmente comprometidos com a área de ciência e tecnologia passem a atuar com mais ênfase junto aos servidores.

Compartilhar: