ano eventos climaticos

A aceleração dos eventos extremos e seus efeitos são tema de capa da nova edição do Jornal da Ciência Especial (nº 806) que aborda a necessidade de adaptação do país à emergência climática. A reportagem mostra como a falta de planejamento, recursos e estrutura fragilizaram os órgãos de Defesa Civil (DC), essenciais para o atendimento de emergências causadas pelo aquecimento global como enchentes, incêndios e deslizamentos de terra.

Após seis anos de desinvestimento na proteção do meio ambiente, sendo os últimos quatro de absoluto negacionismo climático e porteira aberta para destruir e desmatar, a equipe que assumiu o Palácio do Planalto ano passado se dispôs a resgatar as políticas que o País já possui, mas foram deixadas no fundo das gavetas nos dois governos anteriores.

Uma delas é a Política Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC/Lei 12.187/09 e seu decreto regulamentador/7.390/10. “O que a gente está se propondo agora é fazer a revisão e retomar esse debate, ver o que que foi implementado, o que que não foi e aí criar os novos”, afirmou Ana Toni, Secretária Nacional de Mudanças do Clima do Ministério do Meio Ambiente.

Segundo ela, a partir deste arcabouço, o governo está desenvolvendo um plano de mitigação, com foco em oito setores, e um de Adaptação (PNA), envolvendo 14 setores. Os planos estão sendo discutidos com os ministérios correspondentes – Agricultura, Igualdade Racial, Povos Indígenas, etc. “A ideia é que todos os planos sejam participativos”, definiu.

A reportagem completa está na nova edição do Jornal da Ciência Especial, disponível para download gratuito. Clique no link acima.

Fonte: Jornal da Ciência

 

Compartilhar: