agua

No Dia Mundial da Água, 22 de março, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC-APTA), realizou em sua sede central o “1º Encontro sobre Água na Agricultura”. O objetivo foi divulgar informações sobre o uso correto de recursos hídricos na atividade agrícola. Uma prática amplamente adotada pelo setor e que foi abordada no evento foi a crença de que quanto mais água usada na irrigação melhor é o desempenho da lavoura. “E não é bem assim”, explicou Regina Célia de Matos Pires, pesquisadora e vice-diretora do IAC. “Para alcançar eficiência e sustentabilidade na irrigação, é preciso adotar monitoramento, gestão e manejo adequado da água. O excesso, além de não favorecer a planta, ainda pode causar erosão e compactação do solo”.

Ainda segundo ela, “o processo de crescimento e desenvolvimentos das plantas com elevadas produção e produtividade envolve grande volume de água. Por outro lado, a planta transpira cerca de 90% desse volume consumido, que retorna para a atmosfera na forma de vapor”, disse.

A cientista ressaltou ainda que a água é um insumo na agricultura irrigada, assim como são os nutrientes em outras práticas culturais. As plantas precisam do aporte de água por chuvas ou por irrigação. O que deve ser feito é “o uso adequado do recurso hídrico envolvido nesse processo, via métodos de irrigação que promovam a eficiência e estejam devidamente ajustados”.

Para os organizadores do evento e pesquisadores do IAC Jane Maria Carvalho Silveira e Afonso Peche Filho, o planejamento e o uso adequado da água é fundamental para o desenvolvimento ambiental, econômico e social da agricultura brasileira.

A dinâmica da água em solo, planta e atmosfera precisa ser compreendida e requer monitoramento. O clima é o mais variável desses fatores e, por isso, monitorar seus dados traz embasamento para as ações nas lavouras. Por exemplo: diante do dado de que não haverá chuva, o agricultor sabe que precisa irrigar. Se os dados mostram alto índice de transpiração das plantas, é sinal de necessidade de repor a água. O problema é que esses equipamentos têm complexidade e custos que restringem seu uso em áreas de produção.

Para colaborar, o IAC divulgou que vem apresentando as demandas hídricas de diversas culturas, com indicadores de eficiência do uso da água. Os estudos nessa área começaram antes da década de 1950 em diversas culturas. Desde então, há várias pesquisas envolvendo as diversas fases da planta e como essas interferem no consumo de água, os principais períodos críticos de déficit hídrico nas diferentes espécies e, mais recentemente, a adoção de imagens áreas para auxiliar nesse entendimento.

“Temos técnicas de manejo que mostram resposta da cultura com aplicação de 80% da água, ou seja, com uma economia de 20% de água e alta produtividade, mostrando quais materiais respondem melhor à irrigação deficitária”, diz Jane.

Outra possibilidade está nas cultivares desenvolvidas pelo IAC com maior tolerância ao estresse hídrico, como ocorre com algumas de feijão e de cana-de-açúcar, por exemplo.

Esse conhecimento, associado a informações como a declividade do terreno e a hidrografia da região, serve de embasamento para fazer uma eficiente gestão dos recursos hídricos, de modo a manter a sustentabilidade e a produtividade esperada em cada cultura.

“A sustentabilidade da agricultura passa pela irrigação eficiente, que viabiliza a segurança alimentar. Podemos ter a segurança hídrica a partir da adoção dos manejos comprovadamente eficientes em nossos estudos científicos”, afirma.

Recomendações para a irrigação sustentável

A recomendação do IAC é adotar estratégias de manejo da água como a irrigação com déficit hídrico, isto é, oferecer à planta quantidade de água inferior à demanda total. Outra orientação está no controle de lâminas com monitoramento via sensor de solo ou de planta, ou ainda com estação meteorológica associadas às técnicas de conservação de solo como curvas de nível e plantio direto. Essas estratégias fornecem ao agricultor informações que o orientam sobre qual a quantidade de água a ser usada na irrigação de modo eficiente e sustentável.

Segundo Regina Pires, a água em excesso não favorece o bom desenvolvimento da cultura. Quando o solo está sob inundação, seus espaços porosos ficam preenchidos por água e com isso não há oxigenação. E as plantas necessitam de oxigênio no solo para que ocorra boa absorção de água através do sistema radicular. “Sem oxigênio no solo, a planta não absorve a água, mesmo havendo disponibilidade hídrica”, destacou.

Com informações do IAC

Compartilhar: