mariana

O Instituto de Pesca (IP-Apta) desempenha um papel fundamental no processo de reparação dos dano s causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), no ano de 2015, que ocorre por meio de sua participação no Projeto de Monitoramento e Caracterização Socioeconômica da Atividade Pesqueira no Rio Doce e no Litoral do Espírito Santo (PMAP-MG/ES).

O Projeto surgiu de um convênio entre o Instituto, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Fundação Renova (entidade responsável pela mobilização do processo de reparação dos danos relacionados ao caso), que, juntos, avaliam a evolução da interferência do rompimento da barragem de Fundão em Mariana sobre a atividade pesqueira, extrativa e aquícola, abrangendo os ambientes continental do Rio Doce (MG e ES) e marinho do Espírito Santo.

De acordo com pesquisador do IP, diretor do Laboratório de Estatística Pesqueira e coordenador geral do PMAP-MG/ES, Antônio Olinto Ávila da Silva, “o convênio entre o Instituto de Pesca, a UFES e a Fundação Renova proporcionou a condição de trabalho ótima para o desenvolvimento de uma pesquisa fundamental para a avaliação da resposta da atividade pesqueira ao rompimento da barragem de Fundão. A experiência do Instituto na realização de monitoramento e caracterização socioeconômica das pescarias marinha e continental, aliada ao conhecimento da UFES sobre o território afetado, tem garantido a execução de levantamento de dados e estudos inéditos, que mostram a importância da atividade pesqueira na região, como ela foi afetada e como procura se recuperar”.

O especialista avalia que “o PMAP-MG/ES é um serviço de extrema importância, já que proporciona informações essenciais para as ações de retomada socioeconômica das atividades pesqueiras e aquícolas, identificando quais recursos estão disponíveis à pesca, modalidades e petrechos de pesca utilizados, além de traçar o perfil dos pescadores e pescadoras afetados”.

Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira – PMAP-SP

Desde a década de 1940, o IP (à época denominado Instituto de Pesca Marinha) é responsável por coletar e processar dados sobre a pesca no litoral paulista. Atualmente estes dados são inseridos em um banco de dados e utilizados para produção de estatísticas pesqueiras que subsidiam a elaboração de políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal. Este ano, o PMAP-SP se destacou no IV Fórum de Programas de Socioeconomia do Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama, e foi credenciado entre 13 dos 35 projetos inscritos no âmbito nacional, pelas suas práticas socioambientais decorrentes de medidas de compensação de impactos ambientais.

Sobre o Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Com informações do Instituto de Pesca

Compartilhar: