cana1

O pesquisador Marcos Guimarães de Andrade Landell, diretor geral do Instituto Agronômico (IAC-APTA), ganhou destaque nacional por meio da campanha “Agro é Pop”, que vem sendo veiculada pela Rede Globo de Televisão ao longo do mês de janeiro.

Embora não mencione o instituto, a peça publicitária, filmada em uma unidade do IAC na cidade de Ribeirão Preto, ressalta a importância da pesquisa desenvolvida por Landell e equipe no aprimoramento genético da cana-de-açúcar e das técnicas de cultivo – que têm levado inovação ao setor.

“Nós passamos a fazer aquilo que chamamos de cana crua, que é um modelo de canavicultura extremamente sustentável. Produzir mais, produzir melhor. Esse é o futuro”, afirma Landell logo após a abertura do vídeo de 50 segundos. A peça publicitária faz parte de uma série iniciada pela TV Globo em 2016 e tem como objetivo vender uma imagem positiva do agro brasileiro. A emissora estima que a campanha alcance pelo menos 75 milhões de pessoas.

O IAC

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) é uma instituição pública de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, passou para a administração do governo estadual cinco anos depois.

Por meio de pesquisas financiadas com recursos públicos, o IAC atua no sentido de garantir oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo. Além da sede, sua área física abriga o Centro Experimental de Campinas e outras 12 unidades de pesquisa distribuídas entre Cordeirópolis, Jundiaí, Ribeirão Preto e Votuporanga.

Apesar de sua relevância no cenário nacional, o instituto tem enfrentado problemas como a interrupção de pesquisas pela falta de servidores em postos-chave – resultado da ausência de concursos públicos – e o processo de desmonte da ciência paulista, alvo de denúncias da APqC há pelo menos vinte anos.

Ainda assim, pesquisadores como o próprio Marcos Landell têm conseguido avanços consideráveis em suas áreas de atuação. Graças a ele e outros colegas de ofício, o Programa Cana IAC é tido como um dos responsáveis pela alta produtividade do setor sucroenergético brasileiro.

Conheça o trabalho de Marcos Landell

Referência na área de pesquisas canavieiras, o Programa Cana IAC (do Centro de Cana, que conta com cerca de 20 pesquisadores) realiza um trabalho multidisciplinar envolvendo melhoramento genético da cana, ciências do solo, caracterização de ambientes de produção, fitotecnia e manejo de pragas, entre outras tarefas que impactam na produção de cana-de-açúcar no Brasil.

Desde 2005, o responsável pelo programa é Marcos Landell, engenheiro agrônomo que atua como pesquisador há 43 anos. “Meu ideal de vida sempre foi fazer a diferença. E num instituto de pesquisa do Estado a gente tem o tempo e a liberdade necessários para contribuir com a sociedade e deixar um legado”, disse ao Portal da APqC, em entrevista de 2021.

Um dos legados que serão deixados pelo pesquisador é a cana gigante. Fruto de uma variedade de alto desempenho desenvolvida pelo IAC, a cana gigante pode atingir até seis metros de altura. Isso não seria possível sem o Programa Cana IAC e o trabalho de convencimento de Marcos Landell, que tem dedicado os últimos anos a apresentar esta e outras variedade de cana aos produtores do setor. “É possível produzir mais em quantidade, em qualidade e de modo sustentável”, explicou Landell.

Clique neste link para assistir a peça publicitária da TV Globo com Marcos Landell

 

 

 

Compartilhar: