WhatsApp Image 2024 03 21 at 06.46.58

A pesquisadora Márcia Maria Rebouças, diretora do Centro de Memória do Instituto Biológico e ex-presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), será homenageada hoje (21) pela Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (CONACATE). A solenidade faz parte do evento “Enfrentamento das Desigualdades de Gênero no Serviço Público”, cuja programação engloba debates e palestras e poderá ser acompanhada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

O evento será realizado ao longo de todo o dia, mas a pesquisadora receberá a homenagem às 15h30, ao lado da embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo e da doutora Jamile Jorge Ferrari.

Márcia Maria Rebouças nasceu em 26 de novembro de 1941, na cidade de São Paulo. Formou-se em Ciências Biológicas, em 1983. Em 1958, ingressou como estagiária no Instituto Biológico e, em 1961, tornou-se funcionária, exercendo o cargo de Técnica de Laboratório, na Seção de Parasitologia Animal.

Em 1985, prestou concurso para tornar-se pesquisadora científica, continuando a atuar na Seção de Parasitoses. Além de se dedicar intensamente às pesquisas científicas, Márcia dedicou-se a lutar por melhorias dentro da carreira, sobretudo à frente da APqC no biênio 2002-2003.

Desde muito cedo, preocupou-se com a guarda dos documentos históricos do Instituto Biológico. Passou então a coletar documentos, fotografias e objetos históricos que via dispersos por várias seções, agrupando-os num mesmo local. Era o início de seu objetivo final: a criação de um espaço adequado para armazenar a história: um centro de memória da instituição.

Em 28 de agosto de 2007, o Centro de Memória do Instituto Biológico foi inaugurado. O acervo documental do espaço é composto por cerca de 340 mil documentos, entre fotografias, ilustrações científicas e documentos textuais, que retratam os trabalhos de pesquisa relacionados às histórias das ciências no IB, no Brasil e no exterior.

Rebouças participou como Editora da Revista Arquivos do Instituto Biológico, de 1995 até 2005. Também atuou como membro do conselho editorial da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Coordenou 20 cursos de parasitologia animal e orientou vários estagiários profissionais e de iniciação científica, sempre os estimulando a seguir a carreira das Ciências.

No decorrer de sua vida profissional, publicou 86 artigos científicos, 9 livros e 95 trabalhos em congressos, entre assuntos de parasitologia animal e história da ciência. Márcia é autora de várias obras literárias, entre elas “Arthur Neiva – O Idealizador do Instituto Biológico”, “Henrique da Rocha Lima – O Consolidador do Instituto Biológico” e “José Reis – O Divulgador da Ciência”, três alicerces inovadores da pesquisa científica no IB.

A trajetória de Márcia Maria Rebouças demonstra o seu comprometimento com a pesquisa científica e com a instituição que tem representado ao longo das últimas quatro décadas.

Compartilhar: