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O Programa de Pós-Graduação (PPG) do Instituto Biológico (IB-APTA) realizou, no segundo semestre de 2023, uma parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) Conde José Vicente de Azevedo, localizada no Bosque da Saúde, em São Paulo.

O objetivo foi estabelecer uma colaboração efetiva e duradoura com a escola, visando oferecer, anualmente, aos alunos de ensino médio, o contato com a ciência feita nos Institutos de Pesquisa do Estado de São Paulo.

“Esse estímulo às atividades científicas e consequente inclusão social são de suma importância tanto para divulgação do conhecimento que é gerado nas instituições de pesquisa, como para que os alunos tenham contato com a ciência e possam enxergar a sua importância no dia a dia da sociedade”, diz o Dr. Marcelo Eiras, coordenador do PPG do IB, e um dos idealizadores da parceria.

A Comissão de Políticas Públicas e Inclusão Social do programa, liderada pela Dra. Márcia Cristina Mendes e Dra. Eliane Vieira, ambas pesquisadoras científicas do IB, idealizou duas atividades extracurriculares denominadas eletivas (os alunos escolhem livremente o tipo de atividade que querem participar). Elas contaram com o acompanhamento e orientação dos professores José Carlos Suzuki e Patrícia Seabra, e com a participação de oito alunos da pós-graduação do IB, além dos coordenadores do projeto, Dr. Miguel Francisco e Dra. Márcia Mendes.

Os quatro projetos desenvolvidos abordaram os temas: moscas das frutas, controle biológico de carrapatos, testes para verificar o melhor produto carrapaticida e febre maculosa brasileira. Os alunos foram divididos em grupos, de acordo com os projetos, sob a orientação dos pós-graduandos do IB. No último dia, cada grupo apresentou os resultados dos projetos por eles desenvolvidos.

Os coordenadores do projeto acreditam que atividades experimentais exercem um papel importante no ensino de ciências, pois as aulas práticas possibilitam que haja um maior entendimento e melhor aproveitamento do conteúdo por meio de resultados reais observados no cotidiano dos alunos. “Poucos aspectos sobre moscas das frutas e carrapatos são conhecidos pelas pessoas, e estes jovens tiveram a oportunidade de obter esses conhecimentos, e entender como a ciência é feita em uma instituição de pesquisa”, afirma Mendes.

Essa primeira experiência comprovou que a interação entre o PPG e uma escola pública é perfeitamente possível. Para os alunos, o contato com a ciência, o contato com profissionais que fazem ciência, e a aquisição do conhecimento são estímulos importantes, pois abrem perspectivas novas para a escolha de uma carreira. Para os pós-graduandos que se envolveram nas atividades, além de divulgar seu trabalho de pesquisa, essas atividades ajudam a desenvolver técnicas de comunicação e didática, importantes ferramentas para a divulgação científica, cada vez mais necessária para levar ao público o que se faz na academia.

Com informações de Marcelo Eiras, do Instituto Biológico

 

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