beijodromo1

A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Distrito Federal (SBPC-DF) promove nesta quinta-feira, 28 de setembro, às 15 horas, o “1º Café Científico”, evento de divulgação científica e popularização da ciência que será parte da programação da 23ª Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB).

Com o tema “O Futuro é Feminino”, a Semana Universitária da UnB terá, entre outras atividades, o 29º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 20º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal.

O 1º Café Científico da SBPC-DF acontecerá a partir das 15 horas no Utopia Café & Bistrô – Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo). A atividade é aberta ao público e é parte, igualmente, da programação inicial da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cujo tema central este ano são as “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

O objetivo do Café Científico é promover um debate para comemorar os 75 anos da SBPC, fundada em 8 de julho de 1948, e  apresentar o planejamento de atividades da Secretaria Regional da SBPC no Distrito Federal, para o período de 2023 a 2025, e o relatório parcial de atividades já realizadas nos dois primeiros meses da nova gestão, com o secretário-regional Gilberto Lacerda Santos, professor da Faculdade de Educação UnB, e o secretário-regional adjunto, Luciano Rezende Moreira, professor do Instituto Federal de Brasília, em Planaltina.

O evento será coordenado pela professora Ligia Pavan Baptista, do Departamento de Filosofia da UnB, secretária-regional da SBPC-DF de 2015 a 2019, e contará com a participação do professor emérito da UnB, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Isaac Roitman.

Na ocasião serão sorteados entre os presentes exemplares da obra “A Construção da Ciência no Brasil e a SBPC”, da professora da UnB, Ana Maria Fernandes, que atuou na secretaria regional do DF, na vice-presidência (2001-2003) e secretaria da SBPC (2003-2005) e faleceu em 2018.

Com informações do Jornal da Ciência

Compartilhar: